domingo, novembro 18, 2007

O frio chegou

Enquanto o Brasil estah esquentando, aqui o inverno estah chegando. Depois de 4 invernos em Toquio vou passar um aqui na provincia de Ishikawa. Sao mais ou menos 400 km de distancia e o clima eh tao diferente. Na verdade nem precisa ir tao longe para ter um dia ensolarado enquanto cai uma tempestade por aqui, eh soh ir ateh o outro lado da montanha Hakusan que o clima eh bem diferente. Uma outra caracteristica do clima dessa regiao eh a quantidade de chuva que cai. Nas ultimas semanas tem chovido uns 4 dias por semana (ou mais), e as chuvas sao fortes, com ventos fortes e relampagos+trovoes. Semana passada fiquei dois dias seguidos sem dormir direito por causa dos trovoes (que ocorrem na maioria de madrugada). Nao que eu tenha medo, em Manaus tambem tem bastante, mas eh que eram tao barulhentos que eu fiquei a noite toda acordando com o barulho...

Essa madrugada caiu a primeira neve. Nao deu para acumular, soh tinha uns restinhos nos telhados. E desde sabado a temperatura caiu bastante... ai que frio... o problema maior eh que o apartamento onde estou morando nao eh preparado para o inverno.

Em Toquio raramente neva, umas 3 vezes por inverno. Aqui neva bastante, a ponto de acumular na rua, mas tudo depende do ano, tem ano que neva muito e tem ano que neva pouco. A neve aqui eh umida, diferente de Sapporo que eh seca. Isso quer dizer que fica tudo uma meleca soh, e o pessoal usa botas de borracha (tipo aquela sete leguas, de agricultor) para ficar com o peh sequinho, jah dei uma olhada nessas botas que sao forradas, e tem umas bem fashion mas ainda estou relutando para comprar... onde jah se viu!? usar bota de borracha!? ai ai ai... tudo eh experiencia!

O inverno tambem significa pele ressecada e muito creme no corpo todo, labios ressecados, choques quando pega na macaneta da porta ou quando vai dar beijinho na bochecha por causa da estatica, guardar roupa de verao e tirar as de inverno, varias camadas de roupas, luvas, gorros e cachecois (esses eu adoro!) e contas de gas e energia mais caras!

No verao eu reclamo um pouco do calor, mas eu ODEIO inverno... e espero que esse passe logo!! (coitada de mim... pois o inverno estah apenas comecando!)

Boa semana a todos!!

3 comentários:

Felipe Campelo disse...

Enquanto isto, em Sapporo... Neve, vento e temperaturas negativas fazendo a alegria da criancada :p

Dah um jeito de isolar as janelas e cobrir a parte interna e os cantos da porta com espuma isolante... ajuda muito ;)

Beijaaao,

Daniela Campelo disse...

coitada de mim foi engraçado.... heheheheh.... tem fotos?

bjos

Larissa disse...

Olha Mina, estou no seu aguardo, já tem uma previsão de quando vem?
Eu nunca vi neve na minha vida, eu sou que nem vc, relcamo do calor, mas detesto frio (e olha que nunca senti um FRIO desses ai q vc sente)!
Vou add vc no meu blog, tá??
Beijos!