quarta-feira, novembro 21, 2007

Geleia de maca (ou outras frutas)

Aqui no lab, as minhas consultoras para assuntos niponicos tambem sao consultoras de assuntos gastronomicos, e estou aprendendo algumas coisas novas. No fim de semana fiz geleia de maca. E o modo de fazer parece que eh bem parecido para qualquer frutas. A proxima tentativa vai ser geleia de kiwi e quando chegar a epoca, geleia de morango!

Usei:
4 macas medias
limao
acucar
agua

Preparo:
Tirei as sementes e cortei a maca em cubinhos. Fiz com casca e ficou meio marrom, se fizer sem casca parece que fica mais esbranquicado da cor da polpa da maca. E parece que dependendo do tipo de maca, se deixar com a casca fica meio rosado.
Polvilhei com acucar e limao (ou alguma outra fruta citrica, tipo lima) e deixei por uns 15 minutos. Essa etapa eh para "acentuar" o sabor da fruta, e no caso da maca eh bom colocar o limao o quanto antes para evitar que a maca oxide(fique marrom). Eu coloquei menos de 1 limao, mas a Hamagami-san disse que coloca uns 2.
Colocar em fogo medio e esperar ferver. Mexer de vez em quando para evitar queimar, e se achar que vai queimar pode colocar um pouquinho de agua. O acucar faz ficar mais facil de queimar. ;)
Depois que ferver, baixar um pouco o fogo.
A minha colega disse que em 20 minutos ficaria pronto, mas eu fiquei 1hr misturando. E tudo depende da preferencia, eu cozinhei ateh quase nao ter mais pedaco nenhum, quem gostar de geleia com pedacos maiores de frutas pode cozinhar por menos tempo.
Experimentar para ver se estar suficientemente doce, se nao estiver ir adicionando acucar e provando ate ficar gostoso ao seu paladar.
Reservar.
Requentar.
Reservar.
Requentar (Essa estapa jah foi no dia seguinte).

Para guardar a preferencia eh por frascos de vidro com tampa de metal. Ferver os frascos e tampas e uma colher por dez minutos. Tirar os frascos da agua com cuidado para nao se queimar e nao tocar na boca do frasco. Usando a colher fervida e com a geleia ainda quente colocar nos frascos e tampar. Cuidado para nao pegar na parte de dentro da tampa.

Assim, a geleia dura por mais de 1 ano (de acordo com as minhas consultoras) e enquanto nao for aberta nao precisa nem colocar na geladeira (no supermercado as geleias nao estao na geladeira, ne?).

A minha panela de aluminio ficou escurecida depois de fazer a geleia, alguma receita milagrosa para voltar aa cor original?

A proxima eh "tofu steak"

5 comentários:

Daniela Campelo disse...

Mina, só me diz uma coisa: vc está falando de maçãs, ou de outra fruta, chamada maca, que eu não conheço? heheheheheh
Li o post todo achando que era uma fruta que não conheço, e só no finla percebi que seu post não tem acentos nem cedilha...
Mas num custa perguntar né?
Bjooosss

Lirian Mina disse...

maca=apple
os teclados daqui sao chatos para quem quer usar acentos... por isso aboli desde que cheguei aqui

Daniela Campelo disse...

hahahah, agora relendo seu post percebo que parece os livros de receita do GRIMBLE. Peça meu irmão pra te contar desse livro.
bjinho

Anônimo disse...

Hhaha, eu tb comecei a ler pensando que era alguma fruta exótica... Mas logo notei que era maçã. :P

Larissa disse...

ai que preguiça...

eu tb achei q era alguma fruta exótica... foi pelo acucar que eu percebi! hahahahhaha... beijos!