quarta-feira, abril 06, 2005

Visitando blogs-amigos de pessoas que estao aqui no Japao, a maioria esta completando aniversario de experiencias no outro lado do mundo (tendo como referencia o Brasil). :p

Eu, ha exatamente 2 anos, vinha ao meu laboratorio pela primeira vez, com os planos de passar 2 anos como estudante de pesquisa e voltar ao Brasil para fazer o mestrado. Mas as coisas mudam e nem sempre planos se concretizam (as vezes isso eh bom), depois de 1 ano na terra do sol nascente entrei no mestrado, esse ano comeco o segundo (e ultimo) do mestrado, e no fim ficarei 3 anos aqui (isso se os planos nao mudarem de novo).

Na verdade, nao dah para planejar muito. Ao mesmo tempo que temos que decidir as coisas com muito tempo de antecedencia, nao dah para fazer planos a longo prazo (serah que dah para entender isso?).

Muita gente vem e vai, com pessoas de varias nacionalidades, culturas e religioes aprendi muita coisa. Ficamos longe dos amigos e familiares que ficaram no Brasil. Dias de viagem, de depressao, tedio, saudade, dias normais, de alegria, diversao, dia que a pesquisa avanca, dia que empaca, dificuldades de comunicacao, medo, tpm... com tudo isso creio que mudei...

Muita gente muda, ainda nao posso avaliar o quanto e como mudei, mas certamente aprendi muitas coisas, principalmente, aprendi a viver o presente, claro que sem esquecer o futuro completamente, mas jamais deixar que a incerteza do amanha nao me permita aproveitar o hoje.

:)

(ainda vou postar sobre a viagem, parece que dah um pouco de trabalho :p)

Nenhum comentário: