quinta-feira, abril 28, 2005

Viagem de 18kippu - Dia 4 - Hiroshima

Depois de uma noite mal e pouco dormida no trem, aas 5 e tantas da manha chegamos em Hiroshima, a cidade da paz.

Chegamos, no que supostamente seria a principal estacao da cidade nao tinha nada funcionando, nao tinha catraca automatica. Esperamos ateh as coisas comecarem a funcionar, tomamos cafe e de streetcar (nao sei se eh tipo um bonde, ou onibus normal, mas dah para ir para todos os lugares com esse meio de transporte) rumamos para o Parque Memorial da Paz, onde fica os restos da unica construcao (A-bomb dome) que resistiu aa explosao.

Quando chegamos tinha um grupo de pessoas rezando. Missa budista. No lugar existem varios monumentos em homenagem aas criancas, aas pessoas que perderam as suas vidas na explosao ou que sofreram muito por consequencia da explosao. O lugar eh bem silencioso, bonito, tranquilo... realmente eh a cidade da paz (acho que seria um bom lugar para morar, para mim que nao gosta de cidade grande demais).

Depois de visitar o Museu Hiroshima Memorial da Paz (para alugar, tem aparelhinho que vai explicando em portugues) e o Memorial aas vitimas da bomba atomica (nao gosto de traduzir esses nomes para portugues) fiquei... como tinham dito... saimos de lah meio triste, aas vezes eh dificil acreditar que aquilo aconteceu, e soh de me imaginar na situacao, fiquei com muito medo... o pior eh que agora existe muito mais poder atomico que ha 60 anos...

Mudando de assunto para coisas que relaxam. No balcao de informacao turistica dah para saber que horas a mareh vai estar alta para ver a agua alcancar a base do Torii (portao) do Santuario Itsukushima . Muuuuuito bonito!! Nao eh aa toa que foi tombado patrimonio mundial pela UNESCO.

O Itsukushima fica na Ilha Miyajima. Lah tem outros templos e santuarios, trilhas para hiking e subindo ateh o ponto mais alto da ilha parece que tem uma vista de tirar folego, mas nao deu tempo de irmos ateh lah. :p

Quem estiver usando o 18kippu pode usar o ferry de Hiroshima para Miyajima da JR, nao paga nada (se o 18kippu estiver valendo no dia). A JR (Japan Railway) nao soh eh dona das linhas de trem, mas mesmo sendo railway tambem tem barcos e onibus que ligam varias cidades a outras cidades, e comeco a desconfiar que a JAL (Japan Airlines) na verdade eh do mesmo grupo da JR.

Voltando aa viagem. A viagem de ferry eh curta, e saindo da estacao (porto?) de Miyajima tem um monte de veados que comem papel tambem, cuidado. Eles comeram um pedaco do meu mapa :p Lojinhas de souvenirs, souvenir de templos, souvenir/comida (eu jah tinha comentado? japones adora dar comida de presente, e cada lugar tem algum doce ou "coisinha de lanche" famoso), e almocamos o okonomiyaki de Hiroshima (tipo um panquecao com um monte de vegetais, carnes misturadas e as vezes macarrao de yakisoba ou udon). De Hiroshima porque tambem tem o Osaka, que eh um pouco diferente.

Tambem pegamos informacao de ofuro para tomar banho. Fomos no tal lugar... meio sinistro... a dona fica vendo os homens pelados... sorte que era senhora, se fosse homem eu nao tomaria banho. No fim, limpinhos e em seguranca, nao era tao estranho assim!

Voltamos aa estacao de Hiroshima, a que nao tem catraca automatica. No inicio nao gostei da cidade, mas no fim amei, e como jah disse antes, seria um bom lugar para morar! Jantamos perto da estacao e pegamos outro trem noturno...

Agora sim! Boooom fim de semana! Falta pouco para eu terminar o relatorio da viagem, acabei de perceber que jah passou 1 mes!! :p

nota para eu lembrar depois: lamen em diferentes cidades.

bjos e bom golden week para quem estah no Japao!