quinta-feira, maio 01, 2008

Esperanto

Aprender uma lingua num pais estrangeiro eh dificil. Especialmente no Japao, onde os nativos por vezes nao conseguem diferenciar e/ou pronunciar V e B, L e R, S e TH (no caso de ingles) e nao tem F no alfabeto.

Ne epoca do mestrado matriculei na aula de frances para ganhar creditos em materias optativas, desisti na terceira aula.... porque nao conheco quase nada de frances e nao sabia como era sujeito, predicado, plural, singular e outras palavras gramaticais em japones. Ainda nao sei, quer dizer, aprendi alguns, mas esperanto aparentemente eh mais proxima de portugues que frances. E aparentemente mais simples: soh tem 16 regras gramaticais.

Sim, esperanto! Na universidade de Ishikawa tem um professor que dah aula de esperanto, de graca, 1 vez/semana, um pouco mais de 1hr/dia. Mas calma, soh fui em 2 aulas... Mas o professor falou que quem fala portugues, eh mais facil de aprender que os japas, por exemplo.

De acordo com Tachimoto (o professor), em quase todas as cidades do mundo tem 1 pessoa que sabe falar esperanto e tem uma lista dessas pessoas. Em qualquer lugar do mundo que voce for, voce vai conseguir se comunicar com essa pessoa e ela te ajudara no que for possivel! hummmmm eh uma coisa boa, maaaaas quase ninguem fala!!

Atualizacao: No fim das contas nao fui mais aas aulas de Esperanto, era soh empolgacao e o professor ficou doente e pediu licenca medica por meses... Esse post ficou quase um ano no rascunho, jah nem faz muito sentido mas resolvi postar porque um dia eu realmente estive interessada em aprender esperanto.Quem sabe um dia...

3 comentários:

Bia disse...

Soh hoje que eu fui ler este scrap! Nao tinha visto!
Esperanto? Eita, nem sei que idioma eh esse hahaha
beijos!

Anônimo disse...

Ouvi dizer que em quase todas as cidades do mundo tambem tem alguem que fala ingles... ;)

Mas eu nao sabia que rolava este esquema "maconaria" com os esperantistas, em que eles se ajudam e talz... interessante. :)

Bjaaaao,
Felipe

Tiago Prado disse...

Só hoje fui visitar o blog da Mina!

Quando eu estudava Esperanto, falavam nesse esquema "maçonaria" mesmo, Felipe. Meu curso de esperanto tinha uma mensalidade pra cobrir os custos de aluguel, luz, etc. Nunca ouvi falar de professor de Esperanto lucrando! Quem deve ganhar algum dinheiro com isso são as editoras, autores e as companhias de turismo especializadas em esperantistas.

Mina, eu comecei a aprender pela rede mesmo, com esse curso aqui:
http://www.aleph.com.br/kce/cer.htm

Apesar de falarem que tem uma lista de espera, me arrumaram um monitor rapidinho.

Não sei se você ainda precisa dos créditos, mas se quiser tirar qualquer dúvida de Esperanto me manda um mail.

[]s