sexta-feira, outubro 05, 2007

Festival Hyakumangoku - 百万石祭り

O festival hyakumangoku comemora o dia em que o Sr. Toshiie Maeda fundou a cidade de Kanazawa, atual capital da provincia de Ishikawa, e tomou "posse" do castelo de Kanazawa. O dia foi 14 de junho de 1583 (ano 11 da era Tensho), e todos os anos o festival era comemorado dia 14 de junho independendte de ser fim de semana ou nao, e todas as escolas nao tinham aula nesse dia para que os alunos participassem da parada/desfile. Mas como junho eh o mes da epoca chuvosa o desfile sempre acontecia debaixo de chuva ou garoa, entao esse ano resolveram fazer o festival no primeiro fim de semana de junho, e eu fui! (Sim, junho, e soh estou escrevendo agora... que enrolada que sou neh?)

Significado da palavra Hyakumangoku: hyakuman (百万) significa 1 milhao. "goku" (石,ou lendo sozinho "koku") era uma unidade de volume que media a quantidade de arroz necessaria para alimentar uma pessoa por um ano (150Kg), que seriam 278.3 litros, ou 1 metro cubico equivale a 3.5937 "kokus"(Fonte: Wikipedia). As terras (areas) do Japao eram "qualificadas" em koku, e a area onde hoje eh Ishikawa (Kaga) era muito produtiva, apesar de pequena, e era a regiao com maior fartura, por isso foi batizada de Kaga-hyakumangoku.

O festival dura 3 dias e tem varios eventos, fui assistir a parada/desfile que comeca da estacao de Kanazawa e vai ateh o castelo. O desfile comeca com grupos escolares e de escoteiros com ou sem bandas, e com criancas fazendo coreografias. Depois do carro com as (3) Miss Hyakumangoku vem a apresentacao de Shishimai (Jah explicado no post de 20 de out de 2005, video feito por mim) seguido pelo Kaga tobi-hashigo (pessoal do corpo de bombeiros fazendo acrobacias em escadas). Os representantes do Santuario Oyama (尾山神社)vem acompanhados pelo santuario portatil (mikoshi) e seguidos pelos atores de teatro kabuki., servicais, a esposa do Sr. Maeda, Sra. Maeda Matsu, um ator representando o Sr. Maeda, guerreiros/samurais, e por ultimo os guardas da retaguarda, para defender o grupo de possiveis ataques. Essa parte depois dos representantes do Santuario Oyama eles representam na mesma forma como aconteceu no dia 14 de junho de 1583, respeitando ateh o numero de pessoas de cada "equipe".



Para os japas o tchans do festival eh ver o ator (sempre um que estah fazendo sucesso) que representa o Sr. Toshiie Maeda. Eu fui com o objetivo de ver Kaga tobi-hashigo!

Pagina do festival (em japa, mas tem um tradutor daqueles que pode produzir traducoes ininteligiveis, aviso do webmaster hahaha): http://100mangoku.net/index.html

Demorou, mas acho que ficou do jeito que eu queria! ufa... tem mais um no rascunho...

Um comentário:

Felipe Campelo disse...

Eee!!! O post ficou bom, neee!!! =D
Por isto que prefiro o teu blog ao meu, vc tem paciencia pra contar as coisas e explicar direitinho ;) Eu soh coloco abobrinha e inutilidade lah no meu ;p

Beijao,