quarta-feira, outubro 10, 2007

O cheiro do outono

Ha 4 anos, nessa epoca, sinto um cheiro bem doce quando ando pelas ruas e finalmente descobri o nome da dita cuja: Osmanthus fragrans var. aurantiacus, em japones eh kin-moku-sei (金木犀) e em portugues nao sei... :p Eh da familia Oleaceae (a mesma da azeitona), vai ver por isso o nome em ingles eh "fragrant olive" e o babelfish me traduz como : "azeitona perfumada" hahahahaha ok ok... nao deve ser isso, talvez nem tenha nome em portugues... :D. A da foto ainda eh "jovem", vi uma outra tao alta que nao dava para tirar foto da flor!
Nativa da Asia, no wikipedia em ingles fala que as flores abrem no verao, mas na versao em japones fala que eh no outono, e como disse ali, sinto esse cheirinho bom no outono! E alem do cheiro, eh claro que a temperatura anuncia a chegada do outono!! Soh de pensar que depois do outono vem o inverno, eu queria que o verao voltasse... por mais quente que tenha sido o ultimo verao! Ao menos antes do tenebroso inverno vou poder ver as folhas ficarem vermelhas e cairem!! (Antes de vir ao Japao, isso era coisa soh de livro de geografia.)

6 comentários:

Felipe Campelo disse...

Blog tambem eh cultura! ;)
Pergunta: eh esta arvore que dah alergia no pessoal? ;)
Bjos,

Lirian Mina disse...

Resposta: ontem conversei com meu sensei sobre as plantas que causam a alergia, as que dao alergia agora no outono sao "matos" da familia Asteraceae e mais alguns outros...

Unknown disse...

Oi Mina! Eu nunca tinha reparado no "cheiro de outono", mas esses dias a Silvia também tinha falado que estava sentindo um cheiro gostoso quando andava pela rua.

Agora estamos entrando na melhor estação do ano, na minha opinião. :)

Bia disse...

Bia, o Japão é um festival de cheiros pra mim. Eu marcava as estações do ano pelo cheiro do yaki-imo, de cogumelos no outono, da arvore de ginko biloba no verao, de uma outra arvore que dá florezinhas miúsculas q abrem na primavera, entre mil outras coisas...

Que saudades!

Kazu disse...

Ei, como anda ai, frio? Aqui ja ta comecando a esfriar...

Anônimo disse...

Não sei se essa variedade aurantiacus também tem esse nome, mas o Osmanthus fragrans em portugues é conhecido como jasmim do imperador ou jasmim real... mas o q eu conheço tem as flores brancas.