segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Em abril completo 2 anos de Japao... se eu nao tivesse entrado no mestrado jah estaria voltando para o Brasil, mas os planos as vezes mudam.

E no dormitorio onde estou, onde a cozinha ultimamente tem estado menos suja que o normal, soh posso ficar 2 anos e no fim de marco serei expulsa de lah :p ... vou dividir apartamento com a Yuri (de Sao Paulo, que veio na mesma epoca que eu, e terminamos o mestrado na mesma epoca).

Semana passada escolhemos o ap, com 2 quartos, vaso sanitario e chuveiro*, cozinha com uma mini-pseudo-sala de jantar (a minha esperanca eh que essa sala de um ar de "casa", "lar" ao ap, e nao de quitinete apertada). E se a papelada do contrato sair direitinho, a partir de 15 de marco podemos entrar no ap. Preocupacoes com contrato, mudanca... expectativa de ap novo, vizinhos novos... espero termos escolhido o ap certo.

Coisas boas: dah para vir de bike para a facul, nao estah "tao" longe de Shibuya (onde quase tudo acontece), tem estacao de metro e trem perto (isso eh muito importante aqui), tem uma rua comercial praticamente do lado, aluguel dentro dos limites planejados (considerando que estamos dentro da area metropolitana de Tokyo :p).

Depois coloco o endereco novo aqui (mesmo sabendo que quase ninguem ou ninguem vai me escrever)

* para mim banheiro = vaso sanitario + chuveiro, num mesmo "comodo", mas aqui no Japao eh bem comum encontrar casas em que o vaso sanitario e o chuveiro estao em "comodos" separados, e no ap que vou morar eh separado.


Esquecendo as raizes????

Ontem, eu estava falando em gengibre e do nada veio a palavra MANGARATAIA na cabeca... as pessoas que estavam junto nunca tinham ouvido falar.... comecei a achar que estava ficando louca... socorro!!!

Mas o goggle me ajudou a lembrar. Em Manaus (ou no Norte/Nordeste?) chamamos gengibre de mangarataia.

E aih me veio na cabeca a lembranca e saudade de comprar balas de mangarataia (boa para acabar com o bichinho do "han han") dos meninos (que fazem o barulho do "han han" para ajudar na venda do produto) que vendem dentro dos onibus, indo ou voltando da facul...

acho que a producao dessas balas ainda eh informal, daquelas que a gente prefere nem imaginar como eh feita, mas eh boooooom.... considerando que os japas comem bastante mangarataia, nao sei como os japas ainda nao inventaram coisa parecida... ou existe e eu nao sei :p

tchau

Nenhum comentário: