domingo, janeiro 25, 2009

Feriado de Ano Novo

Antes que o mes de janeiro acabe tenho que publicar isso, senao vai ser mais um que ficou na ideia e morreu!

O feriado de ano novo eh um dos poucos "grandes" feriados do Japao. Dependendo do dia da semana em que cai o dia 1 o feriado eh mais longo ou curto. Esse ano que caiu numa quinta, o feriado foi ateh o dia 4 (se bem que sabado e domingo nao conta ne?). No ano novo as pessoas tentam voltar para a terra natal para encontrar a familia e velhos amigos de infancia pois muitas pessoas trabalham longe do lugar onde nasceram. O lugar onde estou trabalhando foi bem generoso e tive uma semana de ferias (29 de dez a 2 de jan) tomando todo o cuidado para nao engordar demais!!

Nesse periodo eh super caro viajar, entao ficamos por aqui mesmo. Soh uma observacao (e certamente jah escrevi em algum post ha anos) : Natal nao eh feriado, e eh uma data especial para passar junto com o namorado e comer bolo (!?!?!). E eh feriado dia 23, aniversario do Imperador do Japao.

Voltando ao ano novo, alem da mudanca de ano nao sei qual o significado especial do ano novo, mas existem vaaaarios rituais (costumes, tradicao?) relacionados.

Enfeites: enfeite de bambu deixado na porta das casas e estabelecimentos especiais e enfeite de mochi (bolinho de arroz socado) deixado dentro de casa.

Toshi-koshi-soba: na noite do dia 31 de dezembro comer soba que eh um macarrao feito de trigo de sarraceno e a sopa eh feita a base de shoyu e caldo de bonito (o peixe!). Apesar dessa tradicao, o soba eh comido o ano inteiro e tem lojinhas de soba espalhadas por todo canto, diferente da lentilha que alguns de nos soh come no reveillon (ou estou errada?).

Ozouni: sopa com alguns legumes e vegetais e o bolinho de arroz (mochi) que eh a primeira refeicao do ano.

Osechi-ryouri: comida de ano novo, esse tem algumas coisas exclusivas de ano novo. Sao varios tipos de comidas, todos bonitinhos, bem arrumadinhos, bonito aos olhos mas nem sempre deliciosos (para mim :p)

Hatsumoude: a primeira visita do ano ao templo xintoista . A visita pode ser na hora da virada do ano (quando o sino eh tocado 108 vezes, nao sei bem por que) ou ateh.... a primeira semana de janeiro, ou quando melhor convir.Nos primeiros dias fica super lotado, tem fila para poder chegar perto do templo (jogar uma moedinha e fazer pedido). Mas de acordo com um colega do trabalho essa visita nao tem uma data limite para ir, pode ser qualquer primeira visita do ano, o que importa eh o sentimento, o pensamento. Nos primeiros dias do ano os visitantes podem comprar amuletos (omamori) que vao proteger a casa ou os individuos durante o ano todo, nessa mesma visita eles jogam fora o amuleto velho que vai ser queimado numa cerimonia.

Dia 11 de janeiro foi o dia de comer o shiruko (ou zenzai) : faz-se uma sopa (doce) de azuki (um feijaozinho marrom-avermelhado) e junto cozinha o mochi que estava enfeitado dentro da casa. Esse doce tambem pode ser comido o ano inteiro e em qualquer lugar, nao tem nada de exclusividade para o ano novo.

Nengajyou (cartao de ano novo): cartao enviado entre pessoas e tambem entre empresas. Parece mais uma obrigacao social que "feito de coracao". Algumas pessoas comecam a preparar em novembro e o correio faz todo o esforco para que sejam entregues no dia primeiro, salvo se o remetente postar ateh o dia 28 (ou 29?). Para os atrasados, enviar para que chegue ateh pelo menos na primeira semana. Eh uma obrigacao reciproca, pois se eu receber de alguem eh "feio" nao mandar um de volta. E tem gente que precisa mandar para mais de 100, 200 pessoas! Quanto mais imortante for, mais cartoes a enviar. O Detalhe 1: os cartoes enviados para todas essas 100 pessoas sao iguais, mas cada um personaliza com fotos da familia ou dos filhos e/ou com dizeres. O detalhe 2: se no ano que passou houve morte de pais, irmaos, conjuge ou filhos a familia envia um cartao em meados de novembro do tipo: "nao-sei-quem faleceu, por favor nao eh necessario enviar-nos cartao de ano novo"

Esse do negajyou ficou comprido.... acho que eh soh (??) isso sobre os rituais de ano novo...

p.s.: vou investigar o nome desses enfeites e depois edito aqui. pheeeew!

2 comentários:

Felipe Campelo disse...

Eeeeee!!!
Olha soh, as 108 batidas sao (eu acho) para espantar os 108 pecados do corpo, de acordo com o budismo. Depois confiro direitinho ;-)
Bjins,

Bia disse...

aeee minaa!!!

Falando sobre o osechi ryori, cada coisinha que vc come tem um significado. Para dar sorte, ter saude, dinheiro e bla bla bla.

Eu fiquei super empolgada com os nengajos com fotos que vou querer fazer tb este ano!! :-)

beijoss
Bia Shibuya