sexta-feira, janeiro 18, 2008

Tofu Steak

Antes de mais nada, agora consegui entender um pouco a diferenca entre tofus e os nomes. Antes eu comprava... pelo preco? o que estava na promocao?

Numa pesquisa rapida no wikipedia descobri que existem varios tipos de tofu. Eu conheco e compro dois tipos: o kinugoshi (絹ごし、絹漉し) e o momen (木綿, as vezes estah escrito em hiragana mesmo). O kinugoshi eh mais mole e macio e normalmente como com shouyu e gengibre ralado. O momen eh mais firme e uso quando vou colocar em algum cozidao ou para fazer o tofu steak.

Falando em tofu steak, aih vai a receita:

De preferencia na noite anterior tirar o excesso de agua e cortar em fatias de 1 cm de espessura. Com papel toalha (aquele papel de cozinha) pressionar as fatias e ir tirando a agua. Dah para espremer o papel e reutilizar varias vezes hehehehe Deixar na geladeira com papel entre as fatias e algum peso encima. Quanto mais tirar agua, melhor.

Quando for usar: polvilhar as fatias com sal e pimenta do reino e depois com trigo.

Para fritar: colocar oleo numa frigideira, quantidade que cubra todo o fundo da frigideira. Fatiar uns 2 dentes de alho e fritar junto com o tofu. Fritar um lado, fritar o outro e quando dourar jogar um pouco de shouyu nas fatias de tofu e apagar o fogo.

Bon apetit!

Eu adoro alho, entao coloco bastante.
Cuidado na hora de polvilhar com sal e pimenta do reino para nao ficar salgado.

4 comentários:

Kazu disse...

Hum... Interessante... Ja comi o tofu frito, mas nunca tentei preparar... Valeu pela receita! :)

Felipe Campelo disse...

O Ministerio da Saude adverte: esta receita de Tofu Steak a la Mina eh aprovada e recomendada pelo Comite Campelo de Gastronomia. =)

carol disse...

hummm parece bom!!

mas vou ver se aqui no brasil eles fazem essa diferenciação entre os tofus...

beijos

Lirian Mina disse...

Pois eh, em Manaus tambem nao tem escolha nao! eh "aquele" ou "aquele mesmo" heheheh por isso demorei para perceber que isso existia por aqui...