quinta-feira, outubro 06, 2005

Setembro passou num piscar de olhos, parece que roubaram um mes da minha vida...

****

Ontem foi a apresentacao parcial do mestrado. A unica a apresentar em ingles, desde que voltei de Kanazawa (provincia* de Ishikawa) estava ocupada com essa apresentacao.

Devo um post de Kanazawa, amei a cidade! Fui para um congresso, e como eh a cidade natal de Mami, encontrei uns parentes que nao migraram para o Brasil, passeio para cah, passeio para lah, sushi, sashimi... Logo que voltei a garganta ficou mal, muito mal, mudanca de clima. O outono chegou muito de repente.

****

Apresentacao no Japao

Os slides dos japas tem um moooonte de letra! Quase tudo que vao falar estah lah escrito. Na hora de falar e escrever existem palavras diferentes para o mesmo significado e conjugacao verbal diferente. (Nem lembro se em portugues eh assim.) O que estah escrito estah em linguagem de escrita, e na hora de ler eles mudam para a linguagem oral (eh obvio!). O que nao eh obvio para mim eh fazer essa mudanca automaticamente... sem contar que a linguagem usada numa apresentacao eh a formal, e eu... ateh me viro com a informal, mas a formal... vivo dando gafes. apresentei em ingles.

Para variar, a minha apresentacao tambem tinha quase tudo escrito. Isso porque apesar de eles conseguirem ler ingles, e em alguns casos ateh escrever artigos, o listening dos japas eh meio ruim... cheguei a preparar uma apresentacao-treino soh com os topicos e fui explicando os topicos, mas... nao deu certo. Melhor para mim, que fiquei bem mais relaxada para apresentar (qualquer coisa era soh ler), mas ruim para mim, que estou pegando esse habito pessimo dos japas.

Algumas pessoas escrevem tudo que vao falar num papel e ficam lendo o papel lah na frente. Tambem preparei meu papel, digamos que li o papel... hummm 35% do tempo.... outro habito ruim... no Brasil... hummmmm pelo que lembro, nao pode...

Mas sem generalizacoes, teve japa que nao tinha o tal papel em maos.

Inveja... de um colega peruano que apresentou em japa!!! somos os dois aliens da turma de mestrado. Bom, mas ele eh casado com uma japa! :)

2 semanas e meia na correria, acordando cedo, dormindo tarde, fazendo bico, atividade de ceramica, cinema... sim, porque mesmo com a corda no pescoco nao consigo ficar sem encontrar os amigos, me distrair... soh falta voltar aa academia!! amanha! ou, se nao der, semana que vem com certeza.

Bom fim de semana!!

* na divisao politica do Japao, provincia = estados do Brasil

Nenhum comentário: