domingo, setembro 05, 2004

continuando

Fomos de pacote turistico, no grupo eramos 9, 3 brasileiros bolsistas sem muita grana e 6 japas um pouco mais velhos que nos (gente fina) e com dinheiro para gastar (como todo turista japa).

O pacote incluia passeio em Taipei (capital), Kaohsiung e Hua-Lien. A locomocao foi quase toda de onibus (por isso cansativo) e no caminho a gente parou em algumas outras cidades para ver alguns pontos turisticos.

Quase todas as refeicoes estavam incluidas. Eram banquetes, mas a comida nao se adaptou muito bem ao meu paladar (ou meu paladar nao se adaptou ao tempero taiwanes?), tinha algumas comidas com tempero meio doce que eu gostei, e tinha muito fruto do mar. Comi mamao, goiaba e outras frutas que nao comia ha um certo tempo (quando tem aqui eh caro demaiss).

Uma coisa que nao gostei muito, foi o atendimento nos restaurantes... quando a gente pedia bebida, tinha que pagar na hora, enquanto comia. As mesas eram sempre redondas, com uma outra parte redonda, giratoria, no centro da mesa. E quando as atendentes iam colocar outro prato, elas giravam o negocio e nem queriam saber se tinha alguem se servindo... ai ai ai bom, mas acho que eh o jeito de ser deles. As vezes, quando vejo chineses conversando dah a impressao de que estao brigando, mas eh o tom de voz deles, ou a lingua deles eh assim... sei lah!
Soh sei que fiquei pensando: o que serah que os japas acham do atendimento no Brasil?

Jah estou mal acostumada... lah em Taiwan as cidades eram mais parecidas com as cidades brasileiras, e eu fiquei pensando que eu nao tenho a minima vontade de morar em cidades como aquela, os predios parecem sujos, as ruas tambem, o transito louco, carros mais velhos... segundo a Yuri (e concordo com ela) eu soh nao tive esse pensamento (ou sensacao) quando fui em Manaus pq sou familiarizada com a cidade, mas algumas dessas pequenas mudancas no meu jeito de ser e pensar me preocupam. Parece que fiquei "cheia de frescura"... :p

Ao contrario da China, onde usam bicicletas, lah em Taiwan tinha muuuuuuita lambreta, motoca, scooter, o que seja, tinha muuuuuita! Em alguns lugares tinha ateh faixa exclusiva para eles!! Os motoras do onibus eram radicaaaaais!

O guia falava em japa. Alias, lah em Taiwan, quase todas as pessoas ligadas ao turismo falavam japones, mas era engracado quando a gente queria informacao:

Nos: Is english ok?
Eles: yes!
Nos: bla bla bla bla bla bla bla (em ingles)
Eles: ????????? wait a moment please
Vinha outra pessoa e nos repetiamos o que queriamos. As vezes conseguiamos, algumas vezes nao conseguimos estabelecer comunicacao e as vezes soh com japones.
Uma das vezes eu tive que repetir a mesma coisa 3 vezes, mas a ultima foi em japones.

A gente sabia que as pessoas mais velhas sabiam japones pq Taiwan foi colonia do Japao ateh o fim da II Guerra. Mas logo encontramos explicacao para o fato de os mais jovens tambem falarem japones: lah vai muuuuuuito turista japones! Todo lugar que a gente ia, ouvia alguem conversando em japa... nem parece que saih do Japao huahauhauhaua

Vou parando por aqui porque o post jah tah muito longo... perai...

E a natureza mostra a sua forca... revoltada contra os humanos (talvez?). Aqui no Japao, enquanto eu estava em Taiwan, passou um tufao que deixou alguns mortos e desaparecidos e outros feridos e desabrigados. Depois teve uns terremotos que fizeram o vulcao entrar em erupcao, causando danos aa agricultura.

E ontem de noite teve uns tremores fortes (no meio do artigo tem umas propagandas, mas descendo mais a pagina tem a continucao), longe daqui, mas deu para sentir... que medaaaaaa, nao dormi bem essa noite... viver em ilha eh isso aih! Lah em Taiwan tb sentimos alguns tremorezinhos. :p

agora sim! paro por aqui!

Nenhum comentário: