quinta-feira, maio 06, 2004

Minha nacionalidade

voltando ao assunto, quando estou no Brasil, me sinto brasileira, amazonense!! soh lembro que sou descendente da japa quando estou andando na rua e as pessoas ficam me olhando, ou fazem comentarios do tipo: "olha a japonesinha!!". Ou entao quando participo de eventos nikkeis, coisas bem japas... quando comer sushi ou comida japa eh coisa comum para mim... as vezes tambem tem um certo orgulho de ser descendente de japa, isso nao posso negar.

Primeiro sou brasileira e depois descendente de japa. Ouvi falar que em SP (nada contra os paulistas), principalmente na capital, alguns dizem que nao sao brasileiros, sao nikkeis (descendente de japa)...

Aqui no Japao tambem me sinto brasileira, faco questao que as pessoas saibam que sou estrangeira, o unico problema eh que nunca acertam a minha nacionalidade... mas tudo bem!!! eu ensino a eles que sou burajirujin!
e a reacao deles: "ooooooh!!!!"
e daih eu explico: "meus pais sao japas"
a reacao deles: "oooooooh!!!!" "voce gosta de futebol?"
eu respondo: "nao, soh acompanho na copa"
a reacao deles: "ooooooooooh!!!!" "voce sabe dancar samba?"
eu respondo: "nao, nao gosto de carnaval"
a reacao deles: "ooooooooh!!!!"

Jah teve gente que falou que eu era uma pseudo-brasileira, nada a ver, ninguem eh obrigado a gostar de tudo. O fato eh que sempre existem imagens estereotipadas de cada pais,e a imagem do Brasil no exterior eh: samba com mulatas semi-nuas(todo brasileiro sabe sambar), pais do futebol(todo mundo adora futebol), o Brasil todo eh uma floresta (vivemos no meio do mato). Eu tambem jah estou generalizando, mas existem nao-brasileiros que nao tem essa imagem e tem uma nocao ou sabem como o Brasil eh!!(ainda bem!!!)

Bom fim de semana a todos!! :)

Semana que vem falo de Kobe... to devendo fotos.... eu sei...

Nenhum comentário: