segunda-feira, agosto 07, 2006

Tirar poeira do blog... visitando blogs linkados aih na barra da direita, meus amigos blogueiros abandonaram os blogs!! Talvez devesse comecar outro blog, jah que estou em uma outra fase da vida... ou nao, pois vida eh soh uma mesmo.

Esses dias estive pensando em "fast food japones". Aqui no Japao tem umas redes de "fast food" que aparentemente nao eh tao junk food. As redes mais tradicionais sao Yoshinoya e Matsuya.

O prato basico eh uma tigela de arroz com uns pedacos de carne (de porco, butadon, ou bovina, gyudon) que parecem ter sido fatiadas no microhtomo! Alem do prato bahsico normalmente tem mais opcoes, e o importante eh que eh relativamente barato. E claro, rapido. Tao rapido que enquanto eu como, alguns japas chegam, fazem o pedido, comem e vao embora antes de eu terminar. Isso deve fazer mal para o estomago...

Outro detalhe eh que os clientes sao predominantemente homens, varias vezes era soh eu e a atendente de mulher, aas vezes nem a atendente. Mas nos ambientes que vivo, quase sempre tem mais homem que mulher. (Na quadrilha da festa julina tinha homem sentado por falta de mulher, em Manaus eh sempre o contrario!!)

O ambiente eh basicamente balcao com banquinho (ou nao, tem lugar que eh para comer em peh! nesses nunca fui!) e que pode ser parte da explicacao para o numero reduzido de clientes mulher. Segundo pesquisas (que vi na TV) elas nao gostam de ficar meio cara-a-cara com desconhecidos. Algumas redes como o Sukiya tem balcao e mesas para atrair o publico feminino.

Quanto aa qualidade da comida servida... meu paladar nao eh exigente. Eu consigo comer na boa nesses lugares, mas nao sei quao saudavel eh a comida, pode ser que seja tudo semi-pronto cheio de conservantes por isso a comida eh servida tao rapidamente (aqui no Japao fiquei meio neurotica com conservantes nos alimentos. Nas lojas de conveniencias tem marmita, obento, de tudo que eh tipo, cheio de conservante). O que importa eh ser barato e rapido!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Mina...
eu tb reparei que quase sempre soh sou eu de mulher dentro do yoshinoya...... as vezes me sentia ate mal com isso.
Eu tb achei super esquisito nao ter mulher para a quadrilha... hehehe acostumada com manaus que falta eh homem :p
beijos
Bia Shibuya