quarta-feira, março 22, 2006

Continuando na China... e continuando a dar minha opiniao sobre o que disseram sobre a China antes da viagem

Em relacao ao topico "batedores da carteiras", ainda bem que nao experimentamos isso. Ninguem perdeu passaporte ou foi roubado. Mas nao custa nada se cuidar e ficar sempre atento ao que se passa ao redor. E esse topico leva a outro: "lei chinesa eh xenofoba". Tambem nao experimentamos isso.

Nem eu e nem ninguem da turma que estava comigo foi mal tratado por acharem que a pessoa eh japa. Pelo contrario, as pessoas achavam que eu era chinesa (hauhauhauhauhauahua) o que rendeu algumas situacoes engracadas.

Situacao 1:
Vendedora (explicando para que servia alguma coisa): xinglinglinglingxuxinxan bublaheahuhi
Euzinha: uo bu don (eu nao entendo, em chines)
Vendedora: xinglinglinglingxuxinxan bublaheahuhi
(fazendo "nao" com a cabeca e indo embora)

Situacao 2:
Simon (amigo australiano que sabe chines): onde fica a praca de alimentacao?
Guardinha: xing ling ling ling xuxinxan bubla heahuhi
Simon (acho que nao entendeu direito e pediu confirmacao): onde fica a praca de alimentacao?
Guardinha (olhando para mim): xing ling ling ling xuxinxan bubla heahuhi!!!!!
[Depois o Simon explicou que o guardinha estava mandando Euzinha explicar para o Simon!]

Situacao 3:
Transeunte na entrada de um ponto turistico: xing ling ling ling xuxinxan bubla heahuhi?
Euzinha: uo bu don han iu (Eu nao entendo chines, aprendi a palavra "lingua chinesa" depois da situacao 1)
Transeunte (meio que rindo): uo bu don han iu!?!?!?!?

A lingua chinesa eh uma lingua extremamente dificil. Cada vogal tem varias entonacoes, e na maioria das vezes, uma entonacao errada significa uma palavra completamente diferente. E provavelmente eu nao estava falando na entonacao certa... mas acho que o Sr. Transeunte nao acreditou que eu nao sabia... huahauahuahauhauhaua

Agora posso ser: japa, chinesa ou koreana (alem de brazuca!!)...
Ser ou nao ser... eis a questao!! ser o que!?

Quanto ao topico "nao ir sozinha no banheiro"... nao sei se procede, nao tivemos problemas. Mas em locais suspeitos eh melhor nao facilitar, se bem que nao me recordo de nenhum lugar suspeito, em que tive medo de ir sozinha...

segunda-feira, março 13, 2006

Kabuki

Nao faz parte da serie da viagem aa China, mas achei a experiencia tao boa quanto.

Encima (junto ou separado?) da hora fui convidada para ir no Kabuki-za (no final da pagina tem uns links em ingles), assistir o Teatro Kabuki, com tradicao de mais de 400 anos, onde soh homens atuam, e eles fazem papel de mulher tambem.

Legal eh o detalhe das roupas e maquiagem. Assisti 2 pecas. Uma sem o fone-guia (dormi metade do tempo) e outra com o fone-guia (em ingles), foi bem mais interessante e deu para entender tudo, porque o japones utilizado eh meio arcaico e eles falam cantando, para quem nao estah acostumado eh quase impossivel entender o que eles falam. E o fone-guia tambem explica alguns detalhes que passariam completamente despercebidos mesmo que eu conseguisse entender o que eles falam. Enfim, o que eu quero dizer eh que se um dia voce for assistir Kabuki, pegue o fone-guia, serah muito mais interessante.

domingo, março 12, 2006

Já voltei da China. Desculpa o atraso em postar as aventuras :p

Para começar, vou esclarecer aqueles pontos que escrevi antes de ir.

* Papel higiênico: sim, é verdade. Banheiros públicos nunca tem. Raramente em hotéis e alguns shoppings.
[Relacionado ao tópico `papel higiênico` temos o tópico `banheiro`. Que dependendo da `chiquesa` do shopping pode ser muuuuuuito sujo, médio e limpo (considerando os padrões chineses). Em alguns pontos turísticos o ministério de turismo chinês classificou os banheiros com estrelas (igual hotel). Não fui em um 5 estrelas, mas o de 4 ainda deixava a desejar (se bem que depois de alguns dias acho que já estava quase acostumada).
Os banheiros mais memoráveis foram o do trem de longa distância (os nossos dejetos caem direto nos trilhos então não pode usar o banheiro quando o trem está parado na estação ou se aproximando ou afastando da cidade. Detalhe que não tem água para mandar as coisas embora, então tem que ser bom de mira.), e um banheiro público pago na cidade de Zhengzhou. Ser pago não quer dizer muita coisa. As cabines não tinham porta, e as paredes entre as cabines eram na altura do peito. O local para fazer as necessidades era uma vala comum que passa por todas as cabines, e de tempos em tempos tem uma descarga de água que vai levando tudo.
Outra coisa curiosa é que as chinesas não trancam a porta do banheiro. Uma vez eu abri a porta e lá estava uma mulher de cócoras (ah!! o vaso sanitário não é igual ao que estamos acostumadas, a louça sanitária é instalada no chão, e a gente tem que ficar de cócoras), acabei pedindo desculpas (em japonês, não sabia em chinês) e fechei a porta. Depois disso sempre dava uma batidinha na porta para ter certeza de que não tinha ninguém.
Utilidade pública: lá na China, assim como no Brasil se joga o papel higiênico num cesto de lixo. No Japão e alguns países europeus o papel é jogado no vaso sanitário e vai tudo embora junto.]


Acho que só com esse tópico já ficou longo demais. Esse é um aspecto meio negativo, mas as situações foram engraçadas, e a viagem foi ótima!!! Mais posts virão!

segunda-feira, março 06, 2006

Postando de Beijing, China!!

Hoje foi a Cidade Proibida, amanha eh a Grande Muraaaaaaaalha!!!!
E depois... voltar para Toquio...
Aqui eh bem mais tranquilo do que eu imaginava! Estou gostando mais do que imaginava. Voltando, tentarei contar as coisas nos minimos detalhes!!

Beijings!!

quinta-feira, março 02, 2006

Saindo de Shanghai, passando por uma cidade para conhecer o templo Shaolin, com destino aa Beijing!