sábado, outubro 30, 2004

Na provincia de Niigata, onde ainda estao acontecendo os after shocks (que estao longe de acabar) do terremoto que comecou dia 23 de outubro, descobriram que o primeiro terremoto, chegou a 7 pontos na escala japa. Detalhe que 7 eh o maximo da escala, e foi mais forte que o terremoto de Kobe, em 1995. Acho que essa escala devia ter mais alguns pontos... socorro.

Parei de assistir TV. Nao sei qual o total de mortos, sei que sao 84.000 que estao "refugiados" em escolas e locais mais seguros que a propria casa, com pouca comida, pouco banho, e para piorar esses dias estah chovendo e esfriando bastante. Em alguns lugares ainda estao sem energia, nessas horas eh que se descobre que o homem jah eh super dependente de energia eletrica.

No dia 27 teve um outro after shock bem forte, deu para sentir ateh aqui em Tokyo(eu estava no 7 andar, quanto mais alto, mais sente). E como tem algumas emissoras de tv filmando tudo 24hr por dia, foi meio assustador ver as imagens. O pessoal que estava tentando colocar o trem-bala de volta nos trilhos tomou um susto muito grande. Quando andamos de trem-bala nao dah para ter muita nocao que o negocio eh enooorme! E o terremoto foi tao forte que o trem mexeu bastante...

No meio de varias historias, acho que essa eh a mais triste.

Eu tenho muito medo de terremoto. Ultimamente estou tendo um sono bem agitado, com sonhos ruins (sonho? nao, pesadelo mesmo). Eh uma sensacao estranha, estar perto de uma tragedia, e a vida aqui em Toquio continua... parece que os japas nem comentam muito. E ao mesmo tempo, perceber que se isso tivesse acontecido num paihs despreparado, as dimensoes da tragedia teriam sido beeem maiores.

Que dias melhores venham pela frente! E que todas as pessoas estejam em paz.

Nenhum comentário: